terça-feira, 29 de junho de 2010

Amor ou consequência


Muito mais do que o título em português ou até mesmo que o título original (Jeux d'enfants), o título inglês caiu como uma luva: Love me if you dare.

Sophie (Marion Cotillard, quando adulta) é uma menina de oito anos, solitária e rejeitada na escola por ser polaca. Julien (Guillaume Canet, quando adulto) também é um garoto solitário, não por sua origem, mas por sua timidez.

A vida dos dois muda quando Julien, querendo alegrar Sophie, oferece a ela sua caixinha de música, mas pergunta à garota se ela poderia emprestar-lhe a caixinha eventualmente. Ela, então, desafia-o: "Cape ou pas cape?". Ousas ou não? Começa, assim, o jogo: quem detém a pequena caixa lança ao outro um desafio, que cumprindo-o, terá a caixa para si e lançará, por sua vez, um desafio em retorno.

O jogo, de início, era uma maneira de esquecerem os problemas em casa, a vida não tão feliz que levavam. Mas o tempo passa e o jogo continua, com desafios cada vez maiores e mais maldosos: tornara-se uma maneira (não muito boa) de lidar com o que sentiam um pelo outro.

Não foram necessários nem quinze minutos de filme para que eu concluísse: “esse filme me lembra Amélie Poulain”: o mesmo estilo de coloração (meio apagadas, se entendem o que quero dizer), o narrador que nos conta a história enquanto inúmeras imagens invadem nossa vista...

Mas Amélie é a história de um amor, um amor suave, delicado, que cresce nos protagonistas na mesma medida em que eles aprendem a lidar com ele. Aqui não. Amor ou consequência é um amor louco, uma paixão desenfreada, que faz com que os protagonistas, não sabendo como lidar com ela, desafiem-se, afastem-se um do outro, provoquem-se e magoem a si próprios e aqueles que os cercam.

Apesar de não ter gostado muito do final (confesso que eu esperava e queria algo mais óbvio), e quase de ter morrido de raiva em vááárias cenas, recomendo o filme, com destaque para a atuação de Marion Cotillard, sempre cativante.

6 comentários:

  1. "O amor é filme. eu sei pelo cheiro de menta e pipoca que dá, quando a gente ama". ( Lirinha)


    Para um cinéfilo, como eu, seus texto são pratos saborosos!
    Muito boas as sua avaliações técnica, acompanhada pela interpretação subjetiva de olhos sensíveis.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ah, o filme parece ser legal. Brigado pela dica :D Quando eu tiver tempo eu vou locar.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. aaaaaaaaaaaahh eu quero assistir.
    Não gosto de ficar lendo sobre filmes pq sempre fico curiosa hahahaha.
    Esse faço questão de ver o mais rápido possível.

    Valeu a dica, linda.

    BJão

    ResponderExcluir
  4. filme francês? hm, adoro!

    vou atrás agorinha, menina!

    beijão!

    ResponderExcluir
  5. Eu não recomendo não!!
    A pipoca foi melhor que o filme! hehehe

    Acho que vale só pra matar a curiosidade mesmo, porque é um tanto quanto frustrante...

    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Quero ver esse tambem Babi!!!
    Parece bom demais!
    Adorei a dica! (Não só essa! ;p)
    Beeijos

    ResponderExcluir