terça-feira, 27 de julho de 2010

Enquanto você dormia

Acabei de assistir a essa comédia romântica (não pela primeira vez) e me deu uma vontade enorme de escrever sobre ela.

A história é, basicamente, a seguinte: Lucy (Sandra Bullock) trabalha em uma estação de trem vendendo bilhetes. Em um de seus expedientes, ela vê um belo homem (Peter Gallagher) e (tipicamente) se apaixona à primeira vista por ele.

Poucos meses depois, esse mesmo desconhecido sofre um acidente na (então deserta) estação e cai nos trilhos do trem. Lucy o salva e, já no hospital, uma enfermeira acredita ser ela noiva dele. A família dele chega ao local e recebe, nada mais, nada menos, a notícia de que fora salvo por sua noiva. Surpresas para lá, exclamações para cá, a garota não consegue contar a eles que tudo não passou de um mal entendido.

A família, acreditando ser Lucy a futura esposa de Peter, acolhe-a imensamente bem, e a garota solitária, que perdeu os pais há tempos e não convive com os demais parentes, passa a querer, cada vez mais, fazer parte de tudo aquilo: ela já não quer contar a verdade.

A história se desenrola (com Peter em coma) e em um belo dia Lucy conhece Jack (Bill Pullman), irmão de seu “noivo”, e como já era de se esperar, ela se apaixona por ele.

O que já era complicado fica ainda mais desesperador para a garota quando Peter acorda e (é claro) não faz a mínima idéia de quem ela seja.

O fim? É claro que eu não vou contar.

Ok. Tudo bem. Talvez o filme não tenha o roteiro mais brilhante e imprevisível de todos os tempos, mas, com todos os seus lugares comuns (inerentes ao gênero), ele conseguiu ser encantador.

Seja pela garota solitária que tem como parente mais próximo seu gato, seja pelo comportamento da família de Peter, ou pelos inúmeros imprevistos e acasos que acabam por corroborar com toda a farsa, o filme é cativante (ou, como me disseram: “é água com açúcar, mas é gostoso de ver”) e realmente nos envolve sem precisar usar de todos aqueles artifícios e master exageros das comédias românticas atuais (aliás, While you were sleeping – título original – é de 1995).

Outro ponto positivo: essa é uma das poucas comédias românticas em que eu realmente ri.

Então é isso aí: se você está em casa querendo ver um bom filme do gênero, meu voto é para este.

4 comentários:

  1. Também adorei este filme e o ví mais de uma vez. É suave, engraçado e deixa aquela sensação de que "o mundo é bom".

    ResponderExcluir
  2. Não somente aguá e açucar, mas um chá das cinco completo. Aquele chá que só quem não tem medo de sonhar bonito e quietinho, com um romance primeiro que leva jeito para o último, que pode tomar.


    P.S.
    Sem querer me encanta
    e nem vê o quanto,
    quando encanta tanto,
    e sem perceber.

    ResponderExcluir
  3. Meu anjo, realmente o filme é bom. Melhor ainda, só com você ao meu lado, agarradinha, comendo pipoca!

    Nem preciso dizer que, mais uma vez, você escreveu de forma maravilhosa! Você pode não ter percebido ainda, mas, apesar do meu silêncio, eu continuo sendo seu maior admirador!

    Trilhões de beijos, minha pequena!

    PS: Eu te amo...

    PS2: Já que você está falando de comédias românticas!!!!

    ResponderExcluir